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Características

Centrado no cliente

Centrado na demanda do coachee: suas aspirações, incômodos, limites. Desta forma, o próprio teor das intervenções (conceituais, analíticas, pedagógicas) é função das características específicas do processo em questão. Comprometido com a autonomia, a voluntariedade e a independência do coachee.


Foco do Processo

Focado no papel profissional, que, por sua intrínseca ligação com todos os demais papéis (familiar, social, etc.), afeta e é afetado por eles, o que demanda do coachee a disponibilidade de se envolver enquanto uma pessoa “inteira” no processo, explorar e criticar sua postura, atitudes, forma de se inserir no cenário da organização em que trabalha, tipo de relacionamento que estabelece. Tudo isso mobiliza aspectos amplos, inclusive com conteúdo emocional. Desta forma, a pessoa como um todo está implicada e, ela, na sua inteireza, é o “objeto” deste trabalho de coaching.


Especificidades Possíveis

Pode objetivar especificamente o desenvolvimento do papel de gestor e coach, o desenvolvimento amplo do papel profissional e sua situação frente ao mercado, a carreira, a condição de empregabilidade, a auto-realização, etc.


Diagnóstico

O diagnóstico não é uma etapa isolada, antes disso, faz parte integrada e constante do processo. Os primeiros encontros exigem uma exploração maior para situar as expectativas e o momento atual do coachee. Depende, em grande parte, de se fazer as perguntas certas para produzir um auto-diagnóstico por parte do próprio cliente.


Dinâmica

É um processo recursivo, onde a relação que se estabelece em parte reproduz relações de ajuda e desenvolvimento já vividas pelo cliente, ao renová-las, desenvolve novas formas de relacionamento e cria exemplo para que o cliente possa usar no seu trabalho de coach.


Alcance

O alcance do trabalho depende de quem é, e do que traz consigo o coachee. Levá-lo a uma maior consciência de si mesmo, quanto a seu potencial e o que vem realizando dele, especialmente no exercício da escolha, tomada de decisão e ação, assunção do poder e da responsabilidade (enquanto capacidade de responder ao que se lhe apresenta) é a que se propõe o trabalho.


Efetividade

O efetivo desenvolvimento de atitudes e comportamentos novos depende dos aspectos mais estruturais do coachee, da qualidade de seu propósito, e também da potencialidade transformadora da relação estabelecida com o coach.


Tempo Previsto

Em termos gerais os processos têm a seguinte duração:

  • 8 a 12 encontros
  • distribuídos ao longo de 2 a 6 meses
  • duração de 1,5 a 2hs cada encontro
  • freqüência sugerida semanal nos primeiros encontros e quinzenal nos últimos.
  • Obs: as características individuais produzem variações nessas estimativas
 

TRAINEES e ESTAGIÁRIOS

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